Acabe com a mentira

616

Não mentir é o oitavo mandamento de Deus.

A mentira é uma teia. Quanto mais lutamos para sair dela, mais nos enrolamos. A mentira é destrutiva, dissolve a confiança, nunca é restaurada. A mentira não se sustenta. Ela precisa de muletas, muletas morais, sentimentais. O mentiroso usa da sua boa vontade para enganar; mina a sua fé na humanidade. Mas a verdade sempre liberta, independente do tamanho da teia, a verdade sempre desenrola os nós. Sempre!

Quando se mente ao telefone, principalmente na frente de uma criança, você está legalizando a mentira, está ensinando àquela criança que mentir é normal. E não adianta dizer que é para se favorecer no trabalho, ou que é para não magoar alguém. Mentir é sempre mentir.

Se você precisa mentir para se relacionar com alguém, caia fora! Se precisa mentir para se manter no meio profissional, está exercendo seu trabalho errado. Se mente para sua família, ela logo vai ruir, entre todos ou somente com você. Se mente sobre seus estudos alguém vai descobrir. Enfim, a mentira nunca permanece por muito tempo. Alguém um dia descobre. Se precisa mentir sobre qualquer coisa que está fazendo é porque sabe que é errado. Diga a verdade ou pare de fazer agora.

A decepção é infinitamente maior do que o perdão que um dia você ganharia se dissesse a verdade. Muitas mentiras são descobertas o tempo todo, e muitas ainda permanecem de pé.

Eu não gosto de mentiras. Meu pai mentiu a vida inteira, tive vários relacionamentos com mentirosos profissionais. Identifico mentira de longe. Nos meus relacionamentos com mentirosos, muitas vezes sabia que estava sendo enganada, mas queria amor. Isso é muito triste. Isso também é mentir. Mentir para si mesma. Por isso também me considero uma mentirosa profissional, sou a melhor em enganar a mim mesmo. Mas já não tenho o mesmo talento para enganar o próximo. Não consigo mentir.

Já fui vítima de uma grande mentira. Uma emboscada profissional que me deixou desacreditada. Essa grande mentira arrasou minha vida, por muito tempo, e a partir dessa mentira, eu passei a temer as pessoas, e dessa mentira já se passaram muitos anos, e eu ainda temo as pessoas.

Há pouco tempo fui me dando conta de varias pequenas mentiras, que também mudaram minha vida. E percebi que a gente nunca se protege de uma mentira, ou de um grande mentiroso, mas eu posso lutar contra isso: Posso ser sincera, mesmo que doa. E posso ensinar meus filhos que não há uma mentirinha ou uma grande mentira, mentir e sempre errado. Eu sempre defendo ensinar pelo exemplo.

Algumas pessoas acham que fazer isso é ser hipócrita, porque ninguém é certo o tempo todo. Mas eu quero ser, e isso já é um bom pedaço do caminho. Não há erro em querer ser ético. Me chamar de santinha não é um xingamento, para mim é até lisonjeiro. Sinal de que estou no caminho certo.

Ensine pelo  exemplo. Seja sincero. Sempre!

Um pensamento sobre “Acabe com a mentira

Deixe um comentário

