Cliente Misterioso – A experiência do consumidor

mysteryshopperNos dias de hoje, em tempos de fazer valer o código do consumidor, o cliente sabe muito bem dos seus direitos e do que pode exigir: um atendimento de qualidade,  produtos padronizados (ou exclusivos), um ambiente agradável e acima de tudo, atenção.

Para conquistar um cliente é preciso bem mais do que produtos de qualidade, porque o cliente quer se sentir especial, único, e com isso, a forma de atendimento tem que ter a maior excelência e hospitalidade possível. Definitivamente a fidelidade do cliente  é um grande desafio .

As empresas que valorizam seu negócio precisam de um termômetro para medir a qualidade dos seus serviços, e algumas vezes dos produtos também. É aí que entra o Cliente Misterioso.

Cliente Misterioso é um cliente comum, normalmente selecionado pela sua classe social e por hábitos de consumo, para visitar a empresa e relatar o atendimento e a qualidade de produtos e serviços. É o relato real da experiência do consumo.

O Conceito de Cliente Misterioso deu-se nos anos 1920 nos Estados Unidos e cresceu absurdamente nos anos 90 com o advento da internet e o compartilhamento de opiniões sobre as empresas. Essa alavancada fez crescer esse mercado com a valorização do código do consumidor, inclusive pela preocupação das empresas com os seus clientes.

Aqui no Brasil, mais especificamente no RJ, ainda não é possível viver somente desde ofício. Tanto pela quantidade de projetos que não tem uma periodicidade regular, tanto pelas remunerações, e ainda pelo enquadramento nos projetos. Tendo em vista que o cliente misterioso é uma tem que ter o perfil adequado ao produto ou serviço a ser avaliado.

Mas não é só de passeios e jantares que vive o cliente misterioso. Após as visitas, é necessário responder extensos questionários e descrever com detalhes minuciosos tudo que se passou na sua experiência de consumo. Normalmente já existe um parâmetro então é possível determinar se foi uma boa ou má experiência.

Todo esse trabalho é para melhorar o atendimento nas empresas. É bom para o Empresário, é bom para a Empresa e é bom para o Cliente!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s