Como entreter adolescentes sem dinheiro

Nosfa Paulista Pedro Ferpe Haniel Cabral de biciletaQuando eu era criança, com certeza meus pais nunca pensaram em olhar numa enciclopédia para obter essa resposta. As coisas eram naturalmente mais tranquilas. A gente ficava no quintal, remexia no chão e logo tinha uma idéia de como resolver isso. E fazíamos sozinhos, sem nossos pais. Hoje em dia as crianças ficam enchendo o saco em casa, ainda mais se cai o WI-FI. Ficam perguntando o que é que eles vão fazer. Nesse mundo tecnológico nem ha tanta dificuldade para responder essa questão se você tiver bons equipamentos tecnológicos em casa. Mas se rolar de faltar luz de dia, o que você vai fazer com duas “crianças” de 11 e 14 anos?

Depois de uma breve pesquisa sobre o assunto cheguei a conclusão de que eu nem precisava pesquisar. É só fazer com eles o que eu fazia com meus amigos quando tinha a idade deles. Conversar, e contar das brincadeiras da época, dos costumes. Andar de bicicleta, dar uma caminhada, falar da vida sem dar lição de moral, contando a minha trajetória que poderá ser bem semelhante a deles. As mesmas dúvidas, as poucas convicções, as mudanças de opinião tão comuns a um cidadão em formação.

Também não preciso de uma Wikipédia pra me dizer como distrair meus adolescentes. Somos pais mais amigos hoje do que em qualquer época. Somos companheiros, mas ainda somos bregas, ainda estamos por fora. Assim como nossos pais no nosso tempo. Carregando as mesmas incertezas de estar fazendo a coisa certa que tinham nossos pais.

E entreter as crianças vai se tornando mais gostoso do que uma partida de vídeo game, do que um chat no tablet.

Para crianças de todas as idades o site Vida Organizada elaborou uma pequena lista de como fazer atividades com pouca grana.

  1. Brinquem de pega-pega.
  2. Reciclem sucata e façam algum brinquedo divertido.
  3. Montem uma barraca com almofadas, lençóis e o sofá de casa.
  4. Leiam livros uns com os outros.
  5. Faça milkshakes.
  6. Montem um quebra-cabeça.
  7. Subam em uma árvore.
  8. Façam um churrasco em família.
  9. Joguem bola.
  10. Tentem adivinhar as formas das nuvens no céu.
  11. Vejam ábuns de fotografia antigos.
  12. Passeiem em um parque. Que tal um piquenique?
  13. Joguem vídeo-game juntos.
  14. Coloquem uma música bem alto e dancem como se ninguém estivesse olhando.
  15. Construam castelos de blocos ou brinquem de Lego.
  16. Tomem sorvetes em alguma sorveteria do bairro.
  17. Andem de bicicleta.
  18. Façam música juntos! Usem instrumentos como panelas e copos.
  19. Preparem um bolo e melequem a cozinha!
  20. Visitem um museu.
  21. Procurem insetos no jardim.
  22. Desenhem e pintem uma tela.
  23. Plantem alguma plantinha em casa.
  24. Brinquem de escolinha.
  25. Lavem o carro e brinquem com a mangueira.
  26. Gravem um vídeo para enviar para os avós.
  27. Dancem juntos!
  28. Caminhem pelo bairro.
  29. Joguem algum jogo de tabuleiro ou de cartas.
  30. Assistam um filme e comam pipoca.

Quando eu tinha 14 anos eu não tinha idéia de futuro. Aos 33 ainda não tenho.

Deixe um comentário

