Histórias do Samba

Quando eu era criança, na minha casa sempre tinha samba. Eu sempre me senti bem com samba. Sempre senti o tantan batendo dentro do meu peito, sempre senti o samba no meu coração, como se contasse uma história minha. Uma história de amor, uma história de vida, as histórias de boemia do meu pai. Histórias do Rio de Janeiro, da noite.

O samba bate forte no meu coração, as vezes me faz chorar, as vezes me faz sorrir mas sempre, sempre me enche de emoção, de história, de euforia.

E como eu gosto de sambar! Sambar me enche a alma, me faz transbordar, sorrir, suar. Adoro sentir o vento enquanto eu sambo. Tem muito tempo que não sambo… Deve ser por isso essa tristeza…

Mas existem sambas lindos, que contam mais que a minha história, contam outras histórias que se mesclam com a minha. Então fiz uma pequena seleção de sambas que contam mais do que sua melodia, mostram amor, mostram vida, mostram uma alma pulsando!

Esse samba, que fala tanto da minha vida “sem preceber eu era adulto já” e que me lembra tanto minha infância com meu pai que gosta muito de samba. É uma composição de João Nogueira e Paulo Cesar Pinheiro e marca a trajetória da vida de João Nogueira e seu sono de ser aviador e jogador do Flamengo, sonho que teve até o falecimento de seu pai, quando teve que se jogar na vida e trabalhar duro.

Cartola compôs essa música para sua enteada, filha do Dona Zica, que sairia de casa por conta de um homem mais velho. Linda Demais!

João Nogueira e Clara Nunes tinham uma amizade muito linda! E quando ela se foi, João Nogueira compôs “Um ser de Luz” em homenagem à sua amiga!

Jacob do Bandolin foi homenageado por seu filho, o compositor Sérgio Bitterncourt na letra dessa música linda, que já foi gravada por varios intérpretes e nessa versão, por Nelson Gonçalves!

Essas melodias, essas músicas, essas histórias profundas, cheias de alma, são as que me tocam, as que me embalam, as que me fazem sambar.

Deixe um comentário

