Como falar de preconceito com seus filhos

296849_424394710939869_995223955_n

Meu filho saiu de manhã para comprar pão e cumprimentou um homem negro de manhã: –Bom dia! e uma criança de 6 anos que o acompanhava disse: – Não fale com essa pessoa negra, ele é sujo!

Meu filho chegou em casa e falou: –Mãe, você precisa conversar com ela sobre preconceito!

Achei bom o meu filho ter uma grande noção do que é ter preconceito. Mas infelizmente fiquei muito mais chocada de ver como o preconceito está perto de nós. Porque é muito triste ver uma criança de 6 anos, que não tem nem noção de conceito, ter um comportamento assim. Se é dessa forma é porque ainda existe um adulto por trás que incute nessa pequena pessoa valores preconceituosos e sabe-se lá quais outros valores deformados que, definitivamente, nossa sociedade não precisa.

Eu quero um Brasil para meus filhos melhor do que eu encontrei, e encerrar com o preconceito, em qualquer tipo de segmento, seja por pessoas negras, obesas, deficientes ou com uma condição social menor é pra mim uma prioridade.

Eu falo com meus filhos sobre preconceito da melhor forma possível:

Falando a verdade: Somos todos seres humanos. Assim como existem cães de várias raças, existem humanos de várias raças. Nenhum cão é melhor que outro, nenhum ser humano é melhor que outro. Todos os cães que se destaca é por conta de um empenho ou talento que todos tem condição de desenvolver, e com os seres humanos é a mesma coisa. Todos os seres humanos, tem condições iguais de desenvolver seus talentos. Nenhum é mais que outro e sim com características diferentes.

Se não bastar esse argumento, aqui tem uma cartilha de como tratar sobre preconceito com seus filhos. O que não pode é deixar esse mal se alastrar como uma doença. É tão contagioso o quanto.

Aqui tem um link com o Playlist com as chamadas da campanha contra o preconceito.

O dia 21 de março marca o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. E é inaceitável que no ano de 2013, os adultos ainda ensinem às crianças que somos diferentes, mesmo num país tão miscigenado e com uma história como a nossa.

Para ver: (E descontair, se for possível)

preconceito, racismo, dia internacional, diversidade, racial, discriminação

Um pensamento sobre “Como falar de preconceito com seus filhos

  1. Parabéns, pelo blog, por sua ousadia, por tudo…
    Que nossas atitudes (todas), possam contribuir para a diminuição de quaisquer tipos de preconceitos…

    Curtir

Deixe um comentário

