A verdade sobre crescer

Mesmo com os dias atribulados e bastante coisa pra acontecer eu ando pensando no passado. Outro dia, passando por um prédio, vi alguns jovens sentados batendo papo. Assim como eu ficava quando tinha uns 13 anos. Ficava horas batendo papo, e se quisesse jogar queimado, jogava, e se quisesse ouvir música, ouvia. Ninguém fazia análise crítica das letras das músicas. Só ouvia, e dançava, ou fazia paródia só para brincar com um colega. Ou ainda se identificava, pois tudo nessa idade é paixão. Por tudo a gente se apaixona. Tudo e todos!

Eu tinha vários colegas, e eu realmente os via, não eram uma foto num perfil de rede social. Ninguém tinha rede social virtual. Só quem tinha acesso a computador era filho de rico. Eu estudava em colégio público. Ninguém falava em inclusão digital.

Quando a gente fica velho, fica muito ocupado, quando a gente tem filho deixa nossa rede social para frequentar a dos filhos. Torna-se excessivamente social (porta de escola, catecismo, atividades dos filhos, cursinho) toda hora encontra outra mãe, que te cumprimenta corrido, não dá tempo de desenvolver nenhuma idéia. De divagar, de colocar os pensamentos em ordem. Sente-se saudade do silêncio.

Quero assistir um filme todo até o final, quero silêncio na hora da novela. Quero poder acessar meu note todos os dias, mas com essa correria e criançada é praticamente impossível. Tem muita coisa da juventude que eu sinto saudade: das tardes ouvindo música, dos passeios de bicicleta, de usar um orelhão, de praia toda semana, de dançar.

Mas tem coisas que eu deixo de fora da minha lembrança: cair de bicicleta, meu eterno chulé da adolescência, nascimento de pêlos, amores platônicos, trabalho de meio expediente.

Ficar adulto é realmente difícil. A verdade é que crescer dói. Dói pois deixamos de ter tempo, deixamos de ver graça, nunca mais olhamos para as formas das nuvens e viramos totalmente escravos do relógio. Nunca mais teremos uma tarde de inutilidade olhando para o nada da sala, porque seremos assombrados pelo fantasma da responsabilidade todo o tempo. É totalmente verdade!

Deixe um comentário

