Só amor não é suficiente

O amor não resolve nada. O amor é uma coisa pessoal, e alimenta-se do respeito mútuo. Mas isto não transcende o coletivo. Levamos já dois mil anos dizendo-nos isso de amar-nos uns aos outros. E serviu de alguma coisa? Poderíamos mudá-lo por respeitar-nos uns aos outros, para ver se assim tem mais eficácia. Porque o amor não é suficiente.

José Saramago

Hoje, lendo meus feeds, me deparo com essa pérola que tinha a seguinte chamada: O amor não resolve nada!

E eu completaria, dependendo do enfoque, que sem grana também não resolve muita coisa. Só que, depois, entendendo melhor o sentido da frase e despindo-me de capitalismo para vestir-me com a roupagem da compaixão, percebi que a frase vai muito além disso.

Tenho convivido com pessoas novas, de comportamentos diversos. E quando a gente começa a analisar esses comportamentos começa a perceber que muitas coisas do nosso dia são desnecessários. Assim como diz minha irmã @juliaferpe , seria mais fácil se todos se tratassem como adultos.

Uma pessoa não tem que ser poupada de nada só porque é o chefe, a outra não tem que ficar magoadinha porque o outro mandou fazer o que ele deveria fazer sem ser mandado. Entre outros comportamentos que existem na nossa própria família.

Mas o que tudo isso tem a ver com amor? Com amor eu não sei. Mas com respeito tem tudo! É mais fácil ter respeito que ter amor. Mas se o @OCriador prefere o amor, eu prefiro o respeito.

O respeito não nasce necessariamente do amor. Mas o respeito é compulsivo do amor. Pode-se respeitar sem se amar, mas amando, o respeito está intrínseco. Quando há falta de vínculo entre amor e respeito, tudo se perde. Mas o respeito pode ser independente.
Será que é assim?

Deixe um comentário

