Programas para localizar rede Wi-fi

Programas gratuitos ajudam a encontrar redes sem fio e navegar com segurança

Rio – Por conta da nossa dependência cada vez maior da Internet, um computador ou celular sem acesso à rede é praticamente um carro sem combustível: pode ser muito bonito e confortável, mas não vai a lugar nenhum. Em shoppings, aeroportos e restaurantes, ou em vias públicas, como a Praia de Copacabana e Avenida Brasil, o acesso sem fio por redes Wi-Fi são mais uma opção para entrar na rede, checar o e-mail e o Twitter, mandar um recado no Orkut ou Facebook.

O Windows é capaz de localizar as redes próximas e se conectar, entretanto, para quem busca informações  mais detalhadas, solução de problemas e mais segurança precisa de uma ajuda extra. E há programas gratuitos que cumprem muito bem essa missão.

O inSSIDer (http://bit.ly/inSSIDer) localiza as redes Wi-Fi mais próximas e lista várias informações. Para cada sinal localizado, o programa exibe o endereço MAC do roteador, o fabricante do aparelho, a velocidade da rede e se ela está protegida por senha. Se quiser mudar para outra rede, o programa avalia qual o melhor canal para a transmissão, reduzindo as chances de problemas. Também encontra zonas mortas, locais em que o sinal não chega com força suficiente. Isso ajuda a escolher onde colocar o notebook, smartphone ou tablet. É compatível com Windows XP, Vista e 7.
O Xirrus Wi-Fi Inspector (http://bit.ly/xirrus) também localiza as redes próximas e lista pontos de acesso (hotspots), indicando a distância no mapa. É ainda mais detalhado do que o inSSIDer, listando os tipos de rede (802.11n ou 802..11g, por exemplo), endereços IP e DNS. Para quem não está muito familiarizado, o programa pode dar mais informações do que o necessário. O Xirrus Wi-Fi Inspector roda em Windows XP, Vista e 7.
O WeFi (http://bit.ly/Wefi) encontra redes Wi-Fi e pontos de acesso com base na busca por endereços. Os pontos são exibidos no Google Mapas, informando se a rede é pública ou privada (hotel ou restaurante, por exemplo) e se há cobrança de taxa. O WeFi tem versão para smartphones com Symbian (Nokia), Windows Mobile e Android. Funciona com Windows XP, Vista e 7.
Se a ideia é transformar o computador num ponto de acesso, uma boa pedida é o Connectify (http://bit.ly/Connectfy). Ele permite compartilhar o acesso à Internet com dispositivos próximos, como um smartphone. Obviamente, o computador precisa de um adaptador para emitir o sinal Wi-Fi e estar conectado. Basta executar o programa e atribuir nome e senha para a conexão, que serão usados nos outros dispositivos. O ponto fraco é só rodar no Windows 7.

Dicas de segurança

Pontos de acesso costumam não usar criptografia, até mesmo os pagos. Isso quer dizer praticamente tudo o que você faz online pode, em tese, ser visto por um bisbilhoteiro. O Hotspot Shield (http://hotspotshield.com) é um programa gratuito que ajuda a navegar com segurança. Ele cria uma conexão VPN (rede privada segura) e criptografa suas ações. Quando se conectar na rede de um ponto de acesso, execute basta executar o programa para que a navegação passe a ser feita por HTTPS, a versão segura do protocolo HTTP.
Não custa usar o modo de privacidade (navegação anônima) no browser. Em sites que pedem senha, desmarque a opção para ser lembrado. Prefira e-mails com criptografia durante toda a sessão, como o Gmail, e não apenas durante a autenticação de nome e senha. Fique atento aos alertas de segurança do seu computador. Em casa, mude a senha padrão do roteador, prefira a autenticação por WAP ou WAP 2 (evite WEP) e crie senha de pelo menos 20 caracteres, que será digitada uma vez. Use o filtro MAC para que só máquinas autorizadas acessem a rede e evite que vizinhos peguem carona.

 

(Matéria na íntegra do caderno Digital&Tal do Jornal o dia)

Anúncios

Um pensamento sobre “Programas para localizar rede Wi-fi

  1. Sinceramente não entendo esses softwares de encontrar sinais wi-fi, pois o sistema do windows 7 está excelente nessa área, assim como o do ubuntu, mas, sei lá, talvez seja útil para quem não use esses sistemas operacionais.
    Gostei muito o Hotspotshield, já instalei por aqui, pois como vou sempre pra sampa, sempre fico desconfiado dos locais onde conecto meu notebook.
    Valeu, beijos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s