Novas mídias e sua influência na vida de um cidadão comum

Eu amo internet, mas acredito que só tenho feito um uso útil deste canal apenas de uns 2 anos pra cá. Depois que comecei a participar de um grupo chamado Luluzinha Camp é que comecei a me interar dos conteúdos de mídia. Eu falava sobre twitter na faculdade e as pessoas me chamavam de alienada, que eu deveria ler jornal. Quando conheci essas meninas maravilhosas e comecei a compartilhar de visões que tinha sobre tendências de comportamento e ler artigos sobre novas mídias foi que comecei a me interessar por esse termo tão novo na nossa sociedade. A partir daí, comecei a firmar conceitos que eu tinha apenas rascunhado no meu pensamento.

Apesar da tv anunciar celulares com acesso ilimitado a Redes Sociais, esse acesso em larga escala ainda está muito voltado para uso de orkut. A maioria das pessoas ainda usa esse tipo de ferramenta para fuçar a vida do outro ou saber o que artista publica no twitter. As redes sociais, da forma como deveriam ser usadas, estão em estado embrionário, mas como ferramenta de divulgação, crescem a cada dia.

Eu me sinto privilegiada de entender, de certa forma, a finalidade das grandes redes e de usá-la como agregadora de valor e obtenção de informação de forma rápida e contextualizada. Não se trata de quantos você segue e sim do tipo de informação que você deseja obter com a ferramenta. E eu não falo só de twitter, falo inclusive de orkut.

As crianças tem utilizado muito e a cada dia estão mais adeptas desses ambientes que são assunto também na escola, compartilham conteúdos, trocam links. As donas de casa publicam receitas e divulgam seus negócios informais. Os homens mais velhos, jogam. E a faixa etária de 18 a 35 anos é que usam das formas mais variadas.

A influência das novas midias na vida daquela pessoa que pega trem às 5 da manhã e chega em casa tarde, eu vou dizer: nenhuma. Mas pode ter certeza que neste mesmo trem tem alguém com um smarthone vendo o trânsito, alguém mandando um email e algum cérebro em algum lugar bolando uma publicidade para alcançar esse público.

Deixe um comentário

