A vida é uma empresa

Fernando Pessoa (Lisboa, 13 de Junho de 1888 - Lisboa, 30 de Novembro de 1935)

Fernando Pessoa (Lisboa, 13 de Junho de 1888 - Lisboa, 30 de Novembro de 1935)

Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,
mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo.
E que posso evitar que ela vá a falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver
apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e
se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar
um oásis no recôndito da sua alma .
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um ‘não’.
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.

Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

Nesses dias que ando cansada do trabalho, me deparo com isso e percebo que toda nossa vida é um grande empreendimento. Eu, apaixonada por administração, trabalho com administração, e não consigo gerir bem nem minha vida nem meus sentimentos. Vivo caindo em falsetas sentimentais e presa a sensações ruins, tipo solidão.

Mesmo sabendo que a solidão é um sentimento, uma impressão, eu não consigo me ver livre dessa algema. Mesmo sabendo que se trata apenas de uma opção, ser feliz ou não, eu acabo me evolvendo nas várias atividades e esquecendo de optar. Quando vejo, o dia acabou, já vivi, mais um dia, não optei, fui fria, fui gentil, mas nem percebi…

3 pensamentos sobre “A vida é uma empresa

  1. Dani, estar sozinha não pré-requisito para ser solitária. Estar sozinha pode ser opção, pode ser apenas uma fase, mas ser solitária é uma condição. Cabe a nós dizermos não a ela.
    Bem lembrado o texto do grande Pessoa: a gente pode evitar que a empresa (nossa vida) vá à falência.
    beijo, menina

    Curtir

  2. Cheguei em casa umas duas da madrugada meio bêbado e meio sem jeito nem pra dormir… comi alguma coisa e sem a menor noção do que poderia encontrar, coloquei no google a seguinte frase; “a vida é…”. me deoarei com um blog….se é que posso chamar de blog, mas gostei muito da frase de Fernando Pesoa e gostei tambem da sua meia resenha… Ser feliz é saber falar de sí mesmo…. e eu ainda não sei… sei que o poema não é seu mas a veiculação dele é de sua responsabilidade…. obrigado.

    Curtir

Deixe um comentário

