1º Festival de Cultura Digital

I Festival Cultura Digital

Sábado e Domingo, dias 07 e 08 de Março a partir das 15h

Evento gratuito reúne música, software livre, novas tecnologias, robótica e cultura popular. A entrada é uma peça de computador (mouse, cabo usb, teclado etc) para projetos de metareciclagem ou 1 kg de alimento.O atual e inevitável debate sobre a cibercultura, seus produtos, desafios, e propostas ganha espaço para se realizar e se reinventar no Circo Voador.

A programação do 1º Festival Cultura Digital do Rio de Janeiro, realizada pelo Pontão de Cultura Digital do Circo Voador (projeto do Ministério da Cultura), pretende não só repensar a cybercultura, mas também expor o que já está sendo feito de inovador na área.

Os portões abrem às 15h, com várias atividades simultâneas: Oficinas de Robótica, Computação Física e PureData, Maratona Aberta de Games Livres, Install Fest. A partir das 18h o debate “Ainda somos os mesmos e licenciamos como nossos pais?” irá tratar de direito atual, licenciamentos, generosidade intelectual e novas tecnologias, com a presença do professor Sérgio Amadeu e do pesquisador Thiago Novaes.

Durante o Install Fest, quem tem interesse em conhecer mais sobre o Linux e outras plataformas pode trazer sua máquina que uma equipe especializada ajuda a configurar e até mesmo a instalar o software livre pra você na hora. Na área de games, expoente da cultura digital, acontecerá campeonatos de games livres e de robótica que prometem agitar a lona virtual.

Ainda no sábado, às 20h, a cantora e pesquisadora Luciane Menezes realizará a oficina “Danças e cantos tradicionais do Brasil: a ancestralidade da cultura livre”.

A partir das 22h, fechando a programação da noite, shows com bandas ligadas ao conceito de Cultura Livre: Seychelles (SP), Arthur Joly (SP), Banda Leme (RJ), B Negão (RJ) e o projeto ChoroFunk, que reúne Sergio Krakowski, Sany Pitbull e convidados especiais (RJ).

No domingo, dia 8, ficará para os presentes a pergunta que não quer calar: “Dos genes aos bites: qual o alcance e os objetivos do modelo de propriedade intelectual hoje?”. Exibição de filmes que já caíram em domínio público, como Viagem à Lua (Méliès) vão ganhar nova trilha sonora ao vivo, pelas bandas Fabriqueta, Os Hitchcocks, Saracutica, e o Laranja Dub que refarão ao vivo a trilha sonora para o clássico jogo de luta Street Fighter 2.

A partir das 22h, encerrando o festival, edição deluxe do Dorkbot-Rio, com as apresentações dos trabalhos da MediaSana (PE), dos Botânicos, Dziga Vertov e Liz Christine.

A entrada é uma peça de computador (mouse, cabo USB, teclado etc) para projetos de metareciclagem, um livro ou 1 kg de alimento. Veja a programação completa em http://www.circodigital.org.br e http://www.circovoador.com.br.

*Este texto foi retirado do grupo de blogueiros e foi postado por Paula Jalassi

Anúncios

2 pensamentos sobre “1º Festival de Cultura Digital

  1. Pingback: Meu Google Reader [22.02.09 - 06.03.09] | 30 & Alguns

  2. Pingback: Meu Google Reader [22.02.09 - 06.03.09] | 30 e Alguns

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s