Dia Nacional do Samba

Sabe por que o Dia Nacional do Samba cai em dois de dezembro? Não, não é a data de nascimento de Tia Ciata. trem do sambaTambém não é quando gravaram “Pelo Telefone”. Muito menos quando Ismael Silva e os bambas do Estácio fundaram a Deixa Falar. E nem porque é meu aniversário, hehehe. O Dia Nacional do Samba surgiu por iniciativa de um vereador baiano, Luis Monteiro da Costa, para homenagear Ary Barroso. Ary já tinha composto seu sucesso “Na Baixa do Sapateiro”, mas nunca havia posto os pés na Bahia. Esta foi a data que ele visitou Salvador pela primeira vez. Engraçado, não? A festa foi se espalhando pelo Brasil e virou uma comemoração nacional.”

Esta curiosidade eu retirei daqui.

E no ano passado nesta data, lá estava eu, tradicionalmente andando de trem, até Oswaldo Cruz, pra prestigiar o trem do samba. Mas na verdade eu estava indo ao Engenhão assistir o último jogo do Botafogo do ano, só que no meio da viagem, apesar do trem já estar lotado de crianças, bêbados e torcedores da Fúria Jovem, me entra uma galera com afoxé, tantam, cavaquinho e bumbo, cantando sambas de raiz, que se cantava no meu quintal na minha infância.

trem de Oswaldo Cruz“Dona fia, dona, fia, dona fia cadê iôiô, cadê iôiô, cadê iôiô…”

O trem lotado, sacudindo, mas que alegria. Pobre adora isso, heheh. Eu me amarro. Aqui você pode ver a programação para hoje dos trens do Rio e dos Shows em Oswaldo Cruz. Pra quem tá aqui no centro do Rio é uma ótima pedida pra esse último mês do ano.

Deixe um comentário

